A importância da gestão de conflitos

Artigos Cursos

Além das causas mais novas, geradas pela nossa sociedade moderna, como a competitividade, continuam presentes todas as causas mais antigas de conflitos: luta pelo poder, o desejo de êxito econômico, a necessidade de status e a exploração de terceiros. Desta forma, podemos deduzir que a sociedade atual pode estar sujeita a experimentar um aumento e não uma diminuição de conflitos.

Os conflitos estão presentes em toda a parte da nossa vida, o que demonstra a importância e necessidade de uma melhor gestão de conflitos, de modo a trazer resultados construtivos nas organizações e para sociedade.

A necessidade de gerir construtivamente conflitos aumenta de importância a cada dia que passa. O mais importante de tudo, porém, é propiciar aos colaboradores um ambiente agradável. É indispensável ficar atento ao que acontece dentro da própria organização

Conforme Mallory (1997), “além do diagnóstico bem feito do conflito é necessário que, ao lidar com conflitos, a pessoa tenha habilidades de atuação, as quais nem sempre são desenvolvidas na educação sistemática, em ambiente escolar ou em programas de desenvolvimento profissional”. SLIDE 24

Um estudo realizado pela ABRH-SP em 2017, que teve como referência um questionário enviado para seis mil organizações, onde obtiveram 236 respostas que serviram de análise quantitativa apontou que mais de 70% dos conflitos nas organizações ocorrem com frequência.

Esse indicador reflete a preocupação que as empresas devem ter em gerenciar os conflitos de forma eficaz, para não comprometer o bom clima organizacional.

Para o Prof. Márcio Silva consultor da Corporativa Brasil, e instrutor do curso Liderança e Gestão de Conflitos, é papel dos líderes e gestores facilitar a conciliação durante os conflitos e adaptar as pessoas ao processo de cooperação.

Veja mais informações sobre o curso Liderança e Gestão de Conflitos em: http://www.corporativabrasil.com.br/cursos/cursos-presenciais/lideranca-gestao-conflitos.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *