Aumento de produtividade é resultado da maior capacitação dos trabalhadores

Como estratégica para driblar a escassez de mão de obra qualificada, as empresas brasileiras têm intensificado a capacitação do trabalhador no próprio ambiente de trabalho.

Empresas brasileiras têm intensificado a capacitação do trabalhador no próprio ambiente de trabalho

Pesquisa revelada por uma empresa de recrutamento, ManpowerGroup, já demonstrava em 2014 que a taxa de escassez de mão de obra qualificada no Brasil era quase o dobro da média mundial. A consequência disso é assustadora, pois com trabalhadores muito menos produtivos a competitividade dos produtos brasileiros acaba prejudicada.

Mesmo em cenário de crise, a média de investimento anual das empresas em treinamento dos seus colaboradores cresceu 24% em 2016 em relação a 2015 e chegou aos R$ 624 por funcionário, de acordo com dados do Panorama do Treinamento no Brasil 2016, produzido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Relatórios de organizações como OCDE, OIT e Banco Mundial afirmam que o aumento de produtividade per capita é resultado, entre outros fatores, da maior capacitação dos trabalhadores, por meio de estudo e treinamento, e do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de produção e logística.

Esta parece ser a melhor estratégia para driblar esta escassez de mão de obra qualificada: as empresas brasileiras têm intensificado a capacitação do trabalhador no próprio ambiente de trabalho. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% das empresas utilizam esta estratégia.

Atenta a esta necessidade, Corporativa Brasil promove nos dias 19 e 20 de julho o curso “Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento”.

“Em um país onde a escassez de mão de obra qualificada tem sido um dos principais entraves para a produtividade das organizações e consequentemente sua competitividade, nota-se o aumento da importância dada ao desenvolvimento de profissionais no local de trabalho”, comenta Márcio Silva, consultor Sênior e facilitador do curso.

Dentre os principais temas a serem abordados durante o evento, podemos citar: “O processo de ensino-aprendizagem”, “Diretriz internacional para treinamentos”, “Como desenvolver competências através do treinamento”, “O processo treinamento e desenvolvimento de acordo com a ISO 10015”, “Instrutor/multiplicador de treinamento como educador”, “Aplicando princípios andragógicos ao treinamento”, “Utilizando estrategicamente os recursos audiovisuais”, “Envolvimento dos participantes, Lidando com os diferentes tipos de participantes”, “Conduzindo jogos, simulações e dinâmicas de grupo”, entre outros.

As inscrições para o curso “Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento” podem ser realizadas através do link: http://www.corporativabrasil.com.br/cursos-de-formacao/curso-instrutor-de-treinamento.html ou através do telefone: 11 3081-1156 / 2364-6988.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *