Comunicação Assertiva e Relacionamento

"A comunicação como instrumento essencial para liderança e gestão"

curso liderança e gestão de pessoasNuma organização empresarial é papel dos líderes e gestores conduzir suas equipes em direção ao alcance de objetivos comuns e a comunicação é um instrumento essencial para este fim.


Quando comunicamos, pretendemos tornar algo comum, pois, ao transmitir uma informação à outra pessoa essa informação passa a ser comum a ambas.


Uma comunicação assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes com o propósito de alcançar objetivos. Já os erros de comunicação podem afetar todo o ambiente de trabalho, por isso, a comunicação eficiente é fundamental para o equilíbrio organizacional.


OBJETIVO DO CURSO

 

  • Identificar os elementos da comunicação e as barreiras à comunicação;

  • Reconhecer os efeitos da comunicação nos relacionamentos;

  • Identificar técnicas para comunicação interpessoal eficaz;

  • Contribuir para a melhoria do clima organizacional através da comunicação.


PÚBLICO ALVO DO CURSO

 

  • Líderes, supervisores, gerentes, coordenadores, entre outros profissionais que desejam contribuir com a melhoria da comunicação e relacionamentos interpessoais em suas organizações. O conteúdo é aplicável a empresas de todos os tamanhos e nacionalidades.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO



    PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

  • A importância de um processo de comunicação eficaz para as empresas;

  • Elementos da comunicação;

  • Barreiras à comunicação nas empresas;

  • Melhorando o clima organizacional através da comunicação;

  • Comunicação Assertiva: conceito, importância e benefícios;

  • Abordagem clássica de comunicação;

  • Abordagem respeitosa de comunicação;


  • ESTILOS DE COMUNICAÇÃO:

  • Estilo agressivo de comunicação;

  • Estilo passivo de comunicação;

  • Estilo passivo-agressivo de comunicação;

  • Estilo respeitoso-assertivo de comunicação;

  • Como aprendemos a comportar de modo não assertivo?

  • Características de pessoas assertivas;


  • LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NA COMUNICAÇÃO:

  • O conteúdo verbal da mensagem;

  • Comportamentos não-verbais;


  • TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA CONFLITOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS:

  • Conflitos: Tipos, causas e formas de intervir;

  • A importância da voz na comunicação assertiva;

  • Técnicas de comunicação assertiva;

  • Utilizando a assertividade nas relações interpessoais;

  • Utilizando a assertividade nos conflitos;

  • Utilizando a inteligência emocional.


PALESTRANTE DO CURSO


  • Prof. Márcio Silva, atualmente é mestrando em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing, atuando como consultor sênior da Corporativa Brasil e professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Silva é palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Planejamento Estratégico.


  • Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.


  • Autor do livro “Clientes por Todos os Lados” pela Editora Diário (SP), e de divesos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão;


  • Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças,com alto índice de satisfação para empresas como: Roche, Nissin, Vetnil, Hershey's do Brasil, Faet, Royal Canin, Bimbo do Brasil, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Deca S/A, entre outras.


CARGA HORÁRIA


  • 8 horas (ou de acordo com as necessidades de sua empresa)


CUSTOMIZAÇÃO


  • CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO E ABORDAGEM: Curso customizado de acordo com as necessidades de sua organização, perfil dos participantes e mercado.

  • ANÁLISE INDIVIDUAL DE PERFIL PROFISSIONAL: Através de nossa solução de Assessment você pode customizar ainda mais este curso tornando-o ainda mais assertivo. Além disso você terá um relatório completo com informações estratégicas sobre cada colaborador para orientá-los de forma mais assertiva. Veja mais sobre nossa solução de assessment.


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