Evitando perdas e desperdícios com foco na qualidade
Num ambiente de extrema competitividade o grande desafio de qualquer organização industrial é como manter a qualidade, produtividade a baixo custo, e sua performance pode e deve ser medida por seu nível de perda e desperdício, e quanto maior são estes, menos eficiente será o sistema.
O grande objetivo da indústria é a melhoria de sua performance frente à sua concorrência, focando na eliminação de fatores que contribuam para o baixo desempenho. Nesse sentido, o objetivo de uma organização industrial é evitar perdas, otimizando o atendimento aos clientes e por fim aumentando sua participação de mercado com lucratividade.
Analisar os conceitos de perdas e desperdícios, tipos de causas mais frequentes, e as atividades que agregam valor ao processo produtivo;
Apresentar formas e sugestões para eliminação de desperdício no processo produtivo;
Apresentar a importância do papel dos líderes e gestores para melhoria do desempenho da organização através de seus processos;
Conscientizar sobre a importância do engajamento de todos na prevenção de perdas e desperdícios num ambiente industrial.
Este curso é destinado a todas as pessoas que exercem ou desejam exercer algum tipo de função na indústria. O conteúdo é aplicável a empresas de todos os tamanhos e nacionalidades.
PERDAS NO PROCESSO PRODUTIVO: Objetivos de uma organização industrial – Perdas x Eficiência da indústria – Perdas x Gestão da qualidade.
PERDAS E A GESTÃO DA QUALIDADE: Princípios da gestão da qualidade e sua relação com eliminação de perdas – ISO 9000 e abordagem de processo – A saída de um processo é a entrada do próximo.
PERDAS E DESPERDÍCIO E SUA INFLUÊNCIA NA AGREGAÇÃO DE VALOR: Conceitos e definições de perdas e desperdício – Exemplos de perdas e desperdício e sua relação na agregação de valor – O impacto das perdas e desperdícios no desempenho financeiro da indústria.
PERDAS E DESPERDÍCIOS E CUSTO DA QUALIDADE: A relação entre qualidade, eficácia, produtividade e eficiência – O que é qualidade – Medindo a qualidade através da relação peças defeituosas / peças produzidas – O que é custo da qualidade – Categorias dos custos da qualidade: prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas – Exemplos de categorias de custos da qualidade.
QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E CUSTOS: O que é eficácia – A relação entre eficácia e qualidade – Preço como função do valor agregado – A relação entre produtividade, qualidade e custos – Produtividade, faturamento e custos: o cliente é fator decisivo – Relação entre qualidade e produtividade segundo Deming.
PRINCÍPIOS PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS: Visão convencional – Visão do sistema Toyota – Visão Atual / Alta concorrência – A Função Operação e sua relação com a redução de custos – O que é o índice OEE e quais as vantagens de medi-lo.
Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing, atuando como consultor sênior da Corporativa Brasil e professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Silva é palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Planejamento Estratégico.
Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.
Autor dos livros "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão;
Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças,com alto índice de satisfação para empresas como: Roche, Nissin, Vetnil, Hershey's do Brasil, Faet, Royal Canin, Bimbo do Brasil, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Deca S/A, entre outras.
8 horas (ou de acordo com as necessidades de sua empresa)
CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO E ABORDAGEM: Curso customizado de acordo com as necessidades de sua organização, perfil dos participantes e mercado.
ANÁLISE INDIVIDUAL DE PERFIL PROFISSIONAL: Através de nossa solução de Assessment você pode customizar ainda mais este curso tornando-o ainda mais assertivo. Além disso você terá um relatório completo com informações estratégicas sobre cada colaborador para orientá-los de forma mais assertiva. Veja mais sobre nossa solução de assessment.
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