Negociação segundo o modelo de Harvard

Separe as pessoas dos problemas e não negocie por posições, e sim por interesses!

curso liderança e gestão de pessoas Falar de negociação é falar sobre um processo comum aos seres humanos e de extrema importância, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional. Embora seja a negociação seja uma comum, para se tornar um negociador eficiente e eficaz é necessário o entendimento das técnicas e prática.


"Negociação segundo o modelo da escola de Harvard", traz para você, o que há de mais modernos em estudo e técnicas de negociação. Trata-se de programa prático, baseado na Teoria da Escola de Harvard, conhecida como Projeto de Negociação de Harvard, com o propósito de ajudar você a desenvolver suas habilidades de negociação e desenvolver melhores relações.


OBJETIVO


  • Contribuir para o desenvolvimento de habilidades de negociação e relacionamento dos participantes;

  • Apresentar técnicas de resolução de conflitos no ambito das negociações;


A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?


  • Executivos, gestores, líderes, advogados, profissionais de compras, profissionais de venda, que necessitem melhorar suas habilidades de negociação e relacionamento.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


  • Negociação por barganha posicional;

  • Negociação baseada em interesses;

  • A importância da descoberta de interesses;

  • Problema básico em uma negociação;

  • O método do Projeto de Negociação de Harvard;

  • O que o método Harvard de negociação pretende?

  • Separe as pessoas dos problemas

  • Não negocie por posições, e sim por interesses

  • Elementos objetivos da negociação: interesses, opções, legitimidade e alternativas;

  • Identificando interesses comuns e complementares em posições antagônicas

  • Necessidades humanas básicas: interesses mais poderosos

  • Como identificar interesses por traz de uma negociação?

  • 7 passos para entender melhor os interesses do outro

  • Elementos da negociação: Opções;

  • O foco da geração de opções

  • 2 passos para geração de opções satisfatórias

  • Obstáculos na aplicação da criatividade na negociação

  • Como pensar sobre o problema e gerar soluções construtivas?

  • Transformando interesses em opções

  • Seus interesses X envolvimento emocional;

  • Elementos da negociação: Legitimidade;

  • Utilize padrões objetivos com referências verificáveis;

  • 3 passos para uma negociação baseada em princípios;

  • A importância da ética nas negociações;

  • Elementos da negociação: Alternativas;

  • Conceito da MAPAN (Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado), ou MASA (Melhor Alternativa Sem Acordo)

  • Entendendo o identificar a sua MAPAN/MASA

  • 3 passos para gerar opções de MAPAN/MASA

  • Como conseguir as informações sobre a MAPAN/MASA do outro?

  • Transformando o oponente em parceiro na solução do problema

  • Elementos subjetivos da negociação;

  • Fechando o acordo final: promessas práticas e realistas

  • Cumprido o que foi acordado;

  • Fases da Negociação: Preparação, Criação, Negociação, Fechamento, Reconstrução.


PALESTRANTE DO CURSO


  • Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing, atuando como consultor sênior da Corporativa Brasil e professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Silva é palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Planejamento Estratégico.


  • Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.


  • Autor dos livros "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão;


  • Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças,com alto índice de satisfação para empresas como: SemParar, Saint Gobain SA, Faccini SA, CESP - Companhia de Energia do Estado de São Paulo, CBC, JCDecaux, Roche, Nissin, Vetnil, Hershey's do Brasil, Faet, Royal Canin, Bimbo do Brasil, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Deca S/A, entre outras.


CARGA HORÁRIA


  • 16 horas (ou de acordo com as necessidades de sua empresa)


CUSTOMIZAÇÃO


  • CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO E ABORDAGEM: Curso customizado de acordo com as necessidades de sua organização, perfil dos participantes e mercado.

  • ANÁLISE INDIVIDUAL DE PERFIL PROFISSIONAL: Através de nossa solução de Assessment você pode customizar ainda mais este curso tornando-o ainda mais assertivo. Além disso você terá um relatório completo com informações estratégicas sobre cada colaborador para orientá-los de forma mais assertiva. Veja mais sobre nossa solução de assessment.


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