"Trabalho em equipe e comunicação como competências essenciais"
Numa organização é papel de cada membro trabalhar para o alcance de objetivos comuns. Neste sentido, a comunicação e o trabalho em equipe são ingredientes essenciais para este fim.
Quando comunicamos, pretendemos tornar algo comum, pois, ao transmitir uma informação à outra pessoa essa passa a ser comum a ambas, o que é fundamental para o trabalho em equipe.
O trabalho em equipe combinado à comunicação assertiva pode torna-se instrumentos de negociação, solução de problemas, e resolução de conflitos e principalmente alcance de objetivos comuns.
Definir e identificar papéis dos membros de equipe;
Concientizar os participantes sobre a necessidade de desenvolvimento da competências de trabalho em equipe e comunicação;
Contribuir para o aumento da produtividade das equipes;
Identificar os elementos da comunicação e as barreiras à comunicação em equipe;
Reconhecer os efeitos da comunicação nos relacionamentos da equipe;
Este curso é dedicado a todos os profissionais que necessitam desenvolver suas competências de trabalho em equipe e comunicação em ambientes organizacionais. O conteúdo é aplicável a empresas de todos os tamanhos e nacionalidades.
TRABALHO EM EQUIPE, CONCEITOS, DIFERENÇAS E CARACTERÍSTICAS:
Você trabalha em grupo ou equipe?
Grupos de trabalho;
Time de trabalho;
Time de trabalho dirigido;
Trabalho em equipe.
Sintomas de uma equipe ineficaz.
PAPEIS DOS MEMBRO DA EQUIPE:
Papéis essenciais para a estruturação do processo de equipe;
Papéis que influenciam negativamente o grupo;
Reconhecendo tipos de comportamento no grupo.
ESTILOS DE COMUNICAÇÃO NA EQUIPE:
Estilo agressivo de comunicação;
Estilo passivo de comunicação;
Estilo passivo-agressivo de comunicação;
Estilo respeitoso-assertivo de comunicação;
Como aprendemos a comportar de modo não assertivo?
Características de pessoas assertivas;
REUNIÕES EM GRUPO:
Reunião como espaço para o desenvolvimento da equipe;
O conteúdo da reunião;
Coordenando e conduzindo uma reunião em grupo;
Dicas para uma reunião eficaz que contribua para o desenvolvimento da equipe.
DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE:
Fatores determinantes para o desenvolvimento da equipe e geração de valor para o cliente;
Aumentando a produtividade através do trabalho em equipe;
Transformando grupos de trabalho em time de alta performance.
Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing, atuando como consultor sênior da Corporativa Brasil e professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Silva é palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Planejamento Estratégico.
Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.
Autor dos livros "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão;
Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças,com alto índice de satisfação para empresas como: Roche, Nissin, Vetnil, Hershey's do Brasil, Faet, Royal Canin, Bimbo do Brasil, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Deca S/A, entre outras.