• Central de Atendimento

  • Fale
    Conosco

  • Acesse seu
    curso online

  • Material para Imprensa

Corporativa Brasil | Educação Empresarial
Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais Treinamentos Gerenciais
Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras Cursos Treinamentos e Palestras

Formando Líderes com Visão Estratégica

Escassez de Líderes e Gestores pode comprometer crescimento do país


Escassez de Líderes e GestoresApesar da boa visibilidade do Brasil no cenário econômico mundial, em meio às crises mundiais, pesquisas apontam que as empresas brasileiras não possuem líderes suficientes para sustentar suas estratégias de crescimento de médio e longo prazo. Esta escassez de líderes e gestores, dotados de visão estratégica e competência para conduzir equipes ao alcance dos objetivos, requer uma nova postura dos gestores e líderes.

O verdadeiro apagão de líderes já foi preconizado por diversas pesquisas, entre elas a realizada pela Ticket, em parceria com a Empreenda, em 2010 com 606 profissionais ligados à área de Recursos Humanos de empresas de diversos portes, onde foi constatado que 66% dos participantes indicam que suas empresas não possuía lideres suficientes para sustentar as estratégias de crescimento dos próximos 5 anos.

Mais recentemente, pesquisa realizada com 379 pessoas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), constatou que 63,6% dos entrevistados acreditam que as empresas não têm líderes suficientes para suprir as necessidades dos próximos três anos.

Para piorar a situação, a escassez de mão de obra qualificada no nível operacional, apresenta outro grande desafio aos gestores e líderes: a retenção de talentos. De acordo com dados da pesquisa realizada pela ABRH Nacional: 83,6% dos participantes acham que será mais difícil reter talentos em 2012, devido ao apagão de mão de obra, e 31% não sabem o que fazer para retê-lo.

O Brasil é um país carente de bons líderes capacitados, mas, como no mundo dos negócios, a maioria das empresas demandam novos gestores e líderes numa velocidade cada vez maior, sem tempo ou mesmo não investindo na preparação de novos líderes. Muitas vezes entregamos os fuzis e enviamos o novato para o Iraque, geralmente com pouco tempo de preparo e colocamos esses novos sargentos no comando de verdadeiros pelotões de soldados.

Neste cenário, urge desenvolver Líderes e Gestores para que tenham visão estratégica e que sejam focados na gestão de pessoas. Para tanto, o RH deve assumir uma posição de staff, onde o papel de gestor de pessoas deve ser desempenhado por cada líder junto a sua equipe. Esta área é fundamental para o desenvolvimento e alcance das metas e objetivos estratégicos da organização, por isso seu papel é estratégico e deve ter como foco resultados, agregar valor à empresa.

Os gestores e líderes precisam compreender que mesmo atuando entre o nível tático e operacional, ele contribui para o alcance dos objetivos da organização “com seus colaboradores”.

Diante do exposto acima, apresentamos algumas dicas para o desenvolvimento de líderes e gestores:

Enxergue a organização como um todo: estude e reveja sempre suas principais diretrizes estratégicas (missão, visão, valores, políticas, objetivos e estratégias), organogramas, sites, serviços, produtos, principais clientes, entre outros;

Desenvolva pessoas: para alcançar objetivos e metas da empresa e equipe, você precisa de pessoas competentes, com conhecimento, habilidades e comportamentos adequados às atividades;

Seja gestor de pessoas: a gestão de pessoas não é tarefa de um departamento, a exemplo do RH, mas sim responsabilidade diária de cada líder, pois cabe a ele a manutenção, o desenvolvimento, a aplicação e a agregação de pessoas.

Seja líder: pessoas respondem a pessoas e seu sucesso depende do nível de influência que você tem sobre sua equipe; nunca critique outras lideranças de sua empresa e nem a organização, pois você pode perder a credibilidade perante sua equipe;

Enxergue sua função com olhar estratégico: a operação, com suas metas, indicadores e objetivos, deve ser encarada dentro do prisma das diretrizes estratégicas da organização, não como uma atividade rotineira e isolada dos objetivos globais da empresa. Cabe ao líder despertar nos colaboradores o sentimento de que eles fazem parte de uma causa, de uma missão.

Retenha Talentos e Forme Líderes: fique de olho nos talentos que despontam em sua equipe, mas cuidado: “Nem sempre um bom vendedor se torna um grande líder, mas podemos perder um grande vendedor e uma equipe inteira”. Identifique aqueles que tenham perfil para assumirem cargos de liderança e trabalhe para desenvolvê-los.

Lembre-se: O futuro das organizações e do país depende da formação e desenvolvimento de líderes e gestores com visão estratégica e competência para conduzir suas equipes para o alcance dos objetivos.


Obrigado por sua visita e sejam bem-vindos!


Sobre o autor:

Prof. Márcio Silva, estudou Ciências Econômicas, graduado em Marketing, pós-graduando em Administração Industrial pela USP, business consultant training da Corporativa Brasil, professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial), consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Call Center e Planejamento Estratégico, consultor da Qualidade ISO 9001 e palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Motivação, Gestão de Clientes & Atendimento, Call Center e Contact Center, Vendas, e Planejamento Estratégico. Participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas). Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011. Autor do livro “Clientes por Todos os Lados” pela Editora Diário (SP), e de diversos artigos publicados na mídia impressa e on-line, tendo como principais clientes: Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Magazine Luiza, Serpro – Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal, Deca S/A, C&A, LC Restaurantes, Grupo Águia Branca, Fiocruz, Grupo Tel Fretamento e Turismo, Industria J Serrano Textil, Grupo Guabi, entre outros.


Empresas Treinadas
cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil cursos e treinamentos corporativa brasil palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos palestras, cursos e treinamentos
Selo de Qualidade
Somos Associados
cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais cursos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais treinamentos gerenciais
Aplicativo sobre Carreira

empresas de treinamento
Baixe gratuitamente o aplicativo da Corporativa Brasil com dicas de cursos, artigos sobre carreira, videos, materiais para download, e muito mais!

TV Corporativa Brasil

empresas de treinamento
Acesse nosso canal no Youtube e fique muito mais atualizado (a), com videos de Cursos, Treinamentos, Entrevistas sobre Carreira e muito mais!
 
Corporativa Brasil | Educação Empresarial Corporativa Brasil | Educação Empresarial - Formando Líderes com Visão Estratégica
© 2016 Corporativa Brasil | Educação Empresarial